• Susane V. Almeida

Valorização de imóveis: entenda o que mudou no mercado

Afinal, quem não se preocupa com o quão valorizado aquele investimento possa se tornar futuramente?




Por isso, essa questão é uma das grandes expectativas para o ano que vem.

É importante lembrar ainda que a valorização de um imóvel se dá por conta da queda da inflação, assim como da taxa de juros. Isso deixa o valor do imóvel estável criando um cenário positivo e consequentemente atrativo para aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria.


A valorização da localização também é essencial, já que a qualidade de vida está se tornando cada vez mais prioridade para as pessoas. Elas optam por morar em condomínios bem localizados e capazes de oferecer uma boa estrutura interna com diversas opções de lazer. É comum famílias que buscam por imóveis situados em localizações próximas a comércios e serviços.


Estruturas que valorizam um imóvel


Nunca se “viveu” tanto em casa, por isso um dos pontos que também auxiliam na valorização de um imóvel são espaços próprios para trabalho, já que o home office está presente na vida de muitas pessoas principalmente nos dias atuais.


Varanda / Gardens





Varanda em apartamentos já é algo que, por si só, valoriza um imóvel. Imagine então se você puder utilizar o espaço como escritório.


Varandas estão cada vez mais sendo utilizadas como espaços para trabalho, levando em consideração a luz natural, vista e ar fresco. É o sentido de estar fora da residência, sem realmente estar.


Além disso, é possível decorar a varanda como você desejar, deixando a pronta para trabalhar bem e ter um dia muito mais confortável.


Os apartamentos chamados de Gardens, são aqueles que possuem um quintal privativo, geralmente localizados nos andares de transição dos edifícios.


Eles sempre tiveram grande valorização devido a sua área externa, e agora será ainda mais valorizado, trazendo a característica de uma casa com quintal, com área para tomar sol, desfrutar de um livro, brincar com as crianças, entre outras vantagens.


Rooftop





Os terraços no alto dos edifícios estão sendo cada vez mais utilizados como espaços para trabalho.


O rooftop, muito popular em Nova York, se popularizou no Brasil, principalmente nos anos 2000, com a escassez de áreas livres de contemplação e agora com com a pandemia do Covid-19 estão cada vez mais presentes nos projetos.


As pessoas estão cada vez mais buscando por espaços qualificados para trabalhar. Os espaços convertidos em escritórios estão sendo projetados em diversos locais.


Imagine trabalhar do alto do seu condomínio com uma visão ampla do seu bairro?


Espaços em casa para home office





Com a necessidade das pessoas trabalharem em suas casas houve a necessidade de adequar espaços internos para realizar as tarefas com conforto. Por isso, muitos estão realizando adaptações de seus ambientes para comportar o novo uso dentro de casa.


Apartamentos que não contavam com espaços para trabalho tiveram que se adaptar, por isso até mesmo quartos de hóspedes se tornaram escritórios.


Isso porque é necessário que esses espaços sejam montados em local onde as pessoas não circulam com frequência o que pode atrapalhar a rotina de trabalho.


Ainda que não exista um espaço destinado a isso, e o uso seja compartilhado, as adaptações foram realizadas por conta da real necessidade de executar as funções profissionais no ambiente residencial.


Um exemplo disso, é um apartamento studio, onde a mesa de jantar, virou durante o dia a mesa do escritório, e a noite a mesa destinada às refeições. Damos o nome disso de versatilidade de usos, algo que deverá ser incorporado em nossas vidas a toque de caixa.


Bosque privativo





Em busca da valorização da qualidade de vida dos condôminos, as construtoras estão implantando em seus empreendimentos bosques e praças privativos incorporados aos condomínios proporcionando aos moradores áreas verdes sem a necessidade de sair de casa.


Já pensou poder trabalhar e em suas pausas conseguir respirar um bom ar puro somente dando alguns passos?


O bosque privativo funciona como pequenos pulmões de descompressão que estão ganhando força no mercado imobiliário e, além de tudo valorizam ainda mais o seu imóvel.


Coworking





A Implantação dos coworking nas áreas comuns dos edifícios, é a disponibilização de um espaço dentro do condomínio para que os moradores possam realizar o seu home office ali mesmo, sem a necessidade de ir até escritórios.


Esse espaço dentro de condomínios residenciais tem como principal objetivo compartilhar as áreas comuns, aliando qualidade de vida e trabalho.


Os escritórios compartilhados possuem tudo o que você precisa para ter um dia tranquilo de trabalho sem precisar ir para longe, enfrentar trânsito e muitas vezes se estressar.


Pensando nisso, o coworking está dentro das tendências do mercado imobiliário em 2021 e se tornou um grande ponto para quem busca a valorização de imóveis.


Agora que você já conhece as mudanças do mercado imobiliário para 2021, deixe seus comentários abaixo e aproveite para assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário.


30 visualizações0 comentário